quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Qual é a temperatura aceitável medida na carcaça do motor?

Os Motores WEG utilizam as classes de isolamento B (130ºC), F (155ºC) e H (180ºC). São projetados para trabalhar em um ambiente com temperatura de até 40ºC em uma altitude de até 1000m. O delta T (ΔT) é a diferença de temperatura entre o bobinado do motor e a temperatura ambiente, ou seja, os motores standard com isolação “B” possuem um delta ΔT de 80ºC, e assim para as isolações, “F” (105ºC) e “H” (125ºC).

Temperatura do Motor ElétricoDessa forma, a temperatura na parte interna do motor (nas bobinas) classe B pode atingir no máximo 130°C. Esta temperatura não é a mesma encontrada na parte externa do motor. Isto se deve a dissipação do calor pelos componentes do motor, principalmente pela carcaça (corpo) do motor e pela ventilação que o motor possui. A temperatura realmente importante é a do bobinado, pois esta deve obedecer a sua classe de isolação, contudo ela nem sempre é de fácil acesso e obtenção.

Era comum, antigamente, verificar o aquecimento do motor, medindo, com a mão, a temperatura externa da carcaça. No entanto, deve-se utilizar instrumentos de medição adequados.

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Fonte: http://www.weg.net/

terça-feira, 11 de agosto de 2015

O que é e para que serve a resistência de aquecimento dos motores elétricos?

Resistência ao Aquecimento Instalada no bobinado, mantem o motor aquecido internamente, evitando a corrosão devido a condensação da umidade no interior do motor, quando estiver fora de operação.
Resistência ao Aquecimento em Motores WEG
Resistência ao Aquecimento Instalada no bobinado de um Motor Elétrico WELL da WEG

A resistência de aquecimento é um dispositivo utilizado para o aquecimento interno do motor, que evita condensação de água internamente, quando o motor permanece desligado por tempo suficiente para ficar à temperatura ambiente.

É normalmente utilizado em motores instalados em ambientes úmidos. As resistências de aquecimento mantêm aquecido o interior do motor em alguns graus (5º a 10º) acima da temperatura ambiente, quando o motor estiver desligado.

A tensão de alimentação das resistências de aquecimento são disponíveis em 127 V, 220 V , 440 V e 127/220 V.

A potência das resistências de aquecimento varia de acordo com a carcaça do motor, podendo variar de 8 W para carcaças 63 até 158 W para carcaças 355.

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Fonte: http://www.weg.net/

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

É necessário aterrar o motor quando utiliza-se Inversor de Frequência?


Aterramento para Motores Elétricos WEG

Sempre se deve aterrar a carcaça do motor.
Fazer o aterramento do motor no painel onde o inversor estiver instalado ou no próprio inversor.
A fiação de saída do inversor para o motor deve ser instalada separada da fiação de entrada de rede, bem como da fiação de controle e sinal.

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Fonte: http://www.weg.net/

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O motor normal pode operar com inversor de frequência sem redução da potência?

Neste tipo de operação, pela inerente circulação de correntes parasitas e a redução da
ventilação, o motor é naturalmente mais quente. Desta forma, para evitar temperaturas maiores que as limite para as classes térmicas, existem alguns recursos para otimizar a operação do motor com inversor de freqüência:

Motor WEG com InversorUtilizar a redução de potência, utilizando as curvas de Derating recomendadas pela WEG;

Sobredimensionar o motor, ou seja, equivale ao Derating quando não se consegue diminuir a carga aumentando-se, portanto, a potência útil do motor;

Utilização do kit de ventilação forçada;

Utilização de motores de rendimentos superiores e Inversores de Frequência WEG. Neste caso pode-se usar o motor de potência igual à da carga, sem reduzir a carga e sem a necessidade de kit de ventilação forçada.

Material de apoio:
http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-solucao-fluxo-otimo-artigo-tecnico-portugues-br.pdf
Fonte: http://www.weg.net/

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Podemos considerar os motores PREMIUM como de Alto Rendimento Plus?

A nomenclatura Alto Rendimento Plus foi criada pela WEG na década de 90, sendo utilizada para diferenciar os motores de rendimento padrão dos motores de rendimento superior para a plataforma W21.
Acontece que, com a entrada em vigor da portaria nº 553, a fabricação e comercialização dos motores com níveis de rendimento padrão foi proibida no Brasil, sendo que os novos níveis de rendimento mínimos obrigatórios foram elevados para valores parecidos com os do antigo Alto Rendimento Plus.
Por isso, a nomenclatura da WEG é: PLUS e PREMIUM. Os motores PLUS atendem os níveis de rendimento mínimos obrigatórios por lei, enquanto que os motores PREMIUM são os motores com os maiores níveis de rendimento do mercado.
Evolução dos Motores WEG
Eletromecânica Balan oferece diversas soluções em economia de energia elétrica e repotencialização de motores.

Assista ao vídeo sobre o Motor WEG W22: https://www.youtube.com/watch?v=_p5iZawHU1c

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Fonte: http://www.weg.net/

Qual a relação entre o número de pólos e a rotação do motor? A rotação é diferente para freqüências de 60Hz e 50 Hz?

Rotação é a quantidade de giros no eixo do motor por unidade de tempo, é normalmente expressa em RPM (rotações por minuto). A freqüência da rede na qual o motor está ligado influi diretamente na rotação do motor, conforme tabela abaixo:

Freqüência de 60Hz
Freqüência de 50Hz
Nº de pólos
Rotação Síncrona
Nº de pólos
Rotação Síncrona
2 pólos
3.600 RPM
2 pólos
3.000 RPM
4 pólos
1.800 RPM
4 pólos
1.500 RPM
6 pólos
1.200 RPM
6 pólos
1.000 RPM
8 pólos
900 RPM
8 pólos
750 RPM

Note que em 50Hz, a rotação síncrona do motor é menor que em 60Hz. 

Eletromecânica Balan oferece diversas soluções em economia de energia elétrica e repotencialização de motores.

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Fonte: http://www.weg.net/

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Qual a diferença entre fator de potência e rendimento?

Motores Elétricos WEGSão conceitos fisicamente diferentes, definidos como:

           Fator de potência: é indicado usualmente pela expressão  e representa o ângulo de defasagem da tensão em relação à corrente, além de representar a relação entre a potência real P (ativa, efetivamente transformada em trabalho) e a potência aparente S. A potência aparente é a soma vetorial da potência ativa e da potência reativa Q, potência esta que não realiza trabalho e é transferida e armazenada nos elementos passivos (capacitores e indutores) do circuito.

           Rendimento: também conhecido pelo símbolo η, representa a relação entre a potência real ou útil Pu (efetivamente transferida para a ponta do eixo) e a potência total absorvida da rede Pa, ambas são potências ativas. Matematicamente é:

Para maiores informações consulte catálogo Motores Elétricos - Baixa Tensão (Mercado Brasil), disponível na Central de Downloads WEG : http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Geral/Central-de-Downloads

Eletromecânica Balan oferece diversas soluções em economia de energia elétrica e repotencialização de motores.


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Fonte: http://www.weg.net/